Tutorial Pong #1 - Começando o Projeto


Boa tarde!

Me desculpem por ter sumido e deixado o blog um tanto abandonado, mas é que as coisas ficaram bem corridas por aqui.
Mudança de emprego, idéias para meus aplicativos...
Espero que logo eu consiga postar aqui as novidades sobre eles e compartilhar com vocês.

Bom, mas vamos ao que interessa.
Hoje venho falar novamente sobre o desenvolvimento multi-plataforma que o Corona SDK oferece.
Recentemente foi lançado o Corona Editor (http://coronalabs.com/products/editor/), que auxilia no desenvolvimento.

E para não passar em branco o começo deste ano e a volta das postagens, vou começar um tutorial de um jogo.
Não fui eu que fiz este tutorial, estou seguindo um modelo que encontrei no próprio site do corona. Para quem quiser ver tudo, o endereço é este: http://mobile.tutsplus.com/tutorials/corona/create-a-balance-ping-pong-game/
Vamos começar criando uma pasta chamada Tutorial Pong, com um arquivo config.lua dentro dela. Esse arquivo de configuração tornará a aplicação em tela cheia para todos os aplicativos. Nele consta o tamanho original da tela e o método utilizado para dimensionar o conteúdo no caso do aplicativo ser executado em outra resolução.
application =
{
    content =
    {
        width  = 320,
        height = 480,
        scale  = "letterbox"
    }
}

Vamos criar também o arquivo main.lua, que é o nosso projeto em si.
-- Oculta Barra de Status
display.setStatusBar(display.HiddenStatusBar)

-- Constantes que armazenam o tamanho da tela
local _W = display.contentWidth
local _H = display.contentHeight

-- [Fundo]
local bg = display.newImage( 'bg.png', _W / 2, _H / 2 )

Ao colocar uma imagem na tela é preciso informar o nome desta imagem e o seu posicionamento na tela (X, Y). E como eu fiz isso? Utilizei as variáveis que eu criei - _W, _H - que capturam o tamanho da tela e dividi cada uma por 2, ou seja, posicionei minha imagem no centro da tela.
Vamos criar também as variáveis que irão armazenar a nossa tela inicial.
-- [Tela Inicial]
local titulo
local btnJogar
logal btnCreditos
local telaInicial

E a função principal do jogo:
-- Funções
local Main = {}

-- Função Main
function Main()
    titulo      = display.newImage( 'titulo.png'     , _W / 2, _H / 2        )
    btnJogar    = display.newImage( 'btnJogar.png'   , _W / 2, _H / 1.5 + 10 )
    btnCreditos = display.newImage( 'btncreditos.png', _W / 2, _H / 1.5 + 70 )

    telaInicial = display.newGroup( titulo, btnJogar, btnCreditos )
end

Main()
Bom, neste ponto já é para ser possível visualizar a tela inicial do jogo, quer dizer, se você tiver colocado as imagens já... hehehe


Vou mudar um pouco a sequência do tutorial no qual eu tive como base, de uma forma que eu acho que vai ser mais fácil para entender e ir visualizando também.
Para baixar essa parte do tutorial, clique aqui.
Qualquer dúvida, sugestão ou dificuldade, postem aí que farei o possível para ajudar!!

Sobre o autor

André Luís Batista Kunde
Técnico em Informática (2004), Bacharel em Administração com ênfase em Marketing (2009), buscando ser Engenheiro de Software, Trabalhando com software educacional e me aventurando pelo mundo da programação mobile.

0 comentários:

Copyright © 2013 Aprendendo Android and Blogger Themes.