Tutorial Forca #7 - Tela de entrada (splashscreen)
Boa tarde amigos!
Sei que o blog está a um tempo parado já, mas é que as coisas estão um pouco corridas.
Estou tentando retomar as postagens, mas hoje vai ser jogo rápido.
A tela de entrada do aplicativo. Alguns tem, outros não, vai de cada desenvolvedor. Geralmente conta com a logo da empresa/desenvolvedor do aplicativo ou com alguma propaganda (um assunto que pretendo abordar em breve aqui).
Bom... vamos ao que interessa. Vamos criar primeiro o layout da nossa tela de entrada:
Agora vamos criar a classe chamada SplashscreenActivity com o seguinte código:
Bom, um ponto importante deste código é lembrar de finalizar esta activity assim que ela chamar a tela principal do jogo, pois caso isso não seja feito, ao clicar em voltar, essa tela inicial volta a aparecer e isso não seria muito legal.
É preciso fazer uma alteração também no AndroidManifest, deixando-o assim:
Com isso o nosso app já terá sua tela inicial.
Clique aqui para conferir todas as alterações que eu fiz no projeto.
Sei que o blog está a um tempo parado já, mas é que as coisas estão um pouco corridas.
Estou tentando retomar as postagens, mas hoje vai ser jogo rápido.
A tela de entrada do aplicativo. Alguns tem, outros não, vai de cada desenvolvedor. Geralmente conta com a logo da empresa/desenvolvedor do aplicativo ou com alguma propaganda (um assunto que pretendo abordar em breve aqui).
Bom... vamos ao que interessa. Vamos criar primeiro o layout da nossa tela de entrada:
<RelativeLayout xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"
android:layout_width="match_parent"
android:layout_height="match_parent"
android:orientation="vertical" />
<ImageView
android:id="@+id/imageView1"
android:layout_centerHorizontal="true"
android:layout_centerVertical="true"
android:layout_width="match_parent"
android:layout_height="match_parent"
android:contentDescription="@null"
android:src="@drawable/tuto_forca" />
</RelativeLayout>
É um layout simples, contendo apenas uma imagem antes de iniciar realmente a aplicação.Agora vamos criar a classe chamada SplashscreenActivity com o seguinte código:
public class SplashscreenActivity extends Activity implements Runnable {
private final int DELAY = 3000;
public void onCreate(Bundle savedInstanceState) {
super.onCreate(savedInstanceState);
setContentView(R.layout.splashscreen);
Handler handler = new Handler();
handler.postDelayed(this, DELAY);
}
public void run() {
Intent i = new Intent(SplashscreenActivity.this, MainActivity.class);
startActivity(i);
SplashscreenActivity.this.finish();
}
}
Não lembro se já comentei em alguma outra postagem, mas para fazer as importações necessárias, basta pressionar Ctrl + o que todos os imports necessários são feitos. A variável DELAY é a responsável pelo tempo de exibição da tela.Bom, um ponto importante deste código é lembrar de finalizar esta activity assim que ela chamar a tela principal do jogo, pois caso isso não seja feito, ao clicar em voltar, essa tela inicial volta a aparecer e isso não seria muito legal.
É preciso fazer uma alteração também no AndroidManifest, deixando-o assim:
<manifest xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"
package="br.com.blogspot.androidandrekunde.forcalite"
android:versionCode="1"
android:versionName="1.0"
android:installLocation="auto" >
<uses-sdk
android:minSdkVersion="8"
android:targetSdkVersion="15" />
<application
android:icon="@drawable/icon"
android:label="@string/app_name"
android:theme="@style/AppTheme" >
<activity
android:name=".SplashscreenActivity"
android:label="@string/title_activity_main"
android:screenOrientation="landscape" >
<intent-filter>
<action android:name="android.intent.action.MAIN" />
<category android:name="android.intent.category.LAUNCHER" />
</intent-filter>
</activity>
<activity android:name=".GameActivity" />
<activity android:name=".MainActivity" />
</application>
</manifest>
Basicamente o que foi feito foi declarar a SplashscreenActivity no lugar da MainActivity, fazendo dela a activity principal.Com isso o nosso app já terá sua tela inicial.
Clique aqui para conferir todas as alterações que eu fiz no projeto.
gostaria mto d aprender a usar listview
ResponderExcluiragradeço, abrços