Tutorial Forca #7 - Tela de entrada (splashscreen)
Boa tarde amigos!
Sei que o blog está a um tempo parado já, mas é que as coisas estão um pouco corridas.
Estou tentando retomar as postagens, mas hoje vai ser jogo rápido.
A tela de entrada do aplicativo. Alguns tem, outros não, vai de cada desenvolvedor. Geralmente conta com a logo da empresa/desenvolvedor do aplicativo ou com alguma propaganda (um assunto que pretendo abordar em breve aqui).
Bom... vamos ao que interessa. Vamos criar primeiro o layout da nossa tela de entrada:
Agora vamos criar a classe chamada SplashscreenActivity com o seguinte código:
Bom, um ponto importante deste código é lembrar de finalizar esta activity assim que ela chamar a tela principal do jogo, pois caso isso não seja feito, ao clicar em voltar, essa tela inicial volta a aparecer e isso não seria muito legal.
É preciso fazer uma alteração também no AndroidManifest, deixando-o assim:
Com isso o nosso app já terá sua tela inicial.
Clique aqui para conferir todas as alterações que eu fiz no projeto.
Sei que o blog está a um tempo parado já, mas é que as coisas estão um pouco corridas.
Estou tentando retomar as postagens, mas hoje vai ser jogo rápido.
A tela de entrada do aplicativo. Alguns tem, outros não, vai de cada desenvolvedor. Geralmente conta com a logo da empresa/desenvolvedor do aplicativo ou com alguma propaganda (um assunto que pretendo abordar em breve aqui).
Bom... vamos ao que interessa. Vamos criar primeiro o layout da nossa tela de entrada:
<RelativeLayout xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android" android:layout_width="match_parent" android:layout_height="match_parent" android:orientation="vertical" /> <ImageView android:id="@+id/imageView1" android:layout_centerHorizontal="true" android:layout_centerVertical="true" android:layout_width="match_parent" android:layout_height="match_parent" android:contentDescription="@null" android:src="@drawable/tuto_forca" /> </RelativeLayout>É um layout simples, contendo apenas uma imagem antes de iniciar realmente a aplicação.
Agora vamos criar a classe chamada SplashscreenActivity com o seguinte código:
public class SplashscreenActivity extends Activity implements Runnable { private final int DELAY = 3000; public void onCreate(Bundle savedInstanceState) { super.onCreate(savedInstanceState); setContentView(R.layout.splashscreen); Handler handler = new Handler(); handler.postDelayed(this, DELAY); } public void run() { Intent i = new Intent(SplashscreenActivity.this, MainActivity.class); startActivity(i); SplashscreenActivity.this.finish(); } }Não lembro se já comentei em alguma outra postagem, mas para fazer as importações necessárias, basta pressionar Ctrl + o que todos os imports necessários são feitos. A variável DELAY é a responsável pelo tempo de exibição da tela.
Bom, um ponto importante deste código é lembrar de finalizar esta activity assim que ela chamar a tela principal do jogo, pois caso isso não seja feito, ao clicar em voltar, essa tela inicial volta a aparecer e isso não seria muito legal.
É preciso fazer uma alteração também no AndroidManifest, deixando-o assim:
<manifest xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android" package="br.com.blogspot.androidandrekunde.forcalite" android:versionCode="1" android:versionName="1.0" android:installLocation="auto" > <uses-sdk android:minSdkVersion="8" android:targetSdkVersion="15" /> <application android:icon="@drawable/icon" android:label="@string/app_name" android:theme="@style/AppTheme" > <activity android:name=".SplashscreenActivity" android:label="@string/title_activity_main" android:screenOrientation="landscape" > <intent-filter> <action android:name="android.intent.action.MAIN" /> <category android:name="android.intent.category.LAUNCHER" /> </intent-filter> </activity> <activity android:name=".GameActivity" /> <activity android:name=".MainActivity" /> </application> </manifest>Basicamente o que foi feito foi declarar a SplashscreenActivity no lugar da MainActivity, fazendo dela a activity principal.
Com isso o nosso app já terá sua tela inicial.
Clique aqui para conferir todas as alterações que eu fiz no projeto.
gostaria mto d aprender a usar listview
ResponderExcluiragradeço, abrços